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Proposta Pedagógica
Educação 4.0

Metodologias Ativas

 Desenvolver nos alunos a capacidade de usar os conhecimentos para a resolução de problemasonde ele possa experimentar, criar, fazer testes e propor novas soluções para os problemas do cotidiano. Dessa forma, os três eixos (conhecimento, habilidades e atitudes) podem ser trabalhados na sala de aula integrados aos conteúdos. 

Sala De Aula

A organização da sala de aula deve estar de acordo com o planejamento do professor, que deverá organizá-la com estratégias didáticas e com a dinâmica proposta para aula, pois o mais importante é que o espaço seja usado para promover o desenvolvimento de competências nos alunos, fazendo com que o foco vá além dos conteúdos, onde seja possível promover tanto troca de experiências quanto trabalho e aprendizagem colaborativa.

Uso De Tecnologias 

A tecnologia passa a ser uma aliada no desenvolvimento de alunos pesquisadores e produtores de conteúdos, de forma que eles conheçam e utilizem os recursos digitais não somente para a resolução do problema, mas também de forma consciente, reflexiva e ética, além da possibilidade de criação tecnológica.

Monitoramento Tecnologias

A partir do monitoramento das tecnologias, é possível definir diversas formas de trabalho. Atualmente, por exemplo, os professores podem mapear o processo de ensino e aprendizagem por meio do levantamento de dados detalhados das atividades ou avaliações feitas pelos alunos e, a partir dessa análise, propor melhorias nas experiências de ensino. A tecnologia deve ser integrada a uma metodologia, ou seja, pode ser usada como um recurso que potencializará a pesquisa, a troca de ideias e experiências colaborativas.

Envolvimento

Os órgãos ligados à educação e à escola deve assumir a frente desse processo e o trabalho deve acontecer de forma integrada e com a parceria entre todos os envolvidos, pois os conteúdos, a proposta pedagógica e também os processos de avaliação devem estar de acordo com a abordagem seguida pela escola e pelos órgãos ligados à educação. Assim, professores e gestores conseguem trabalhar juntos e implantar projetos em prol de toda a comunidade escolar.

BNCC E Educação 4.0

A Base Nacional Comum Curricular define a organização das três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e também as aprendizagens essenciais, assim como apresenta 10 competências gerais que devem ser pensadas no âmbito pedagógico, nos direitos de aprendizagem e no desenvolvimento integral do aluno. As diretrizes da BNCC norteiam o uso da tecnologia na educação, dando ênfase às questões referentes a inovação, linguagens e cultura digital. Todas essas ações estão integradas com o objetivo de garantir a formação integral, preparando os alunos para resolverem demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Ao refletirmos sobre esse conjunto de competências, temos o aluno como protagonista em seu processo de aprendizagem e das relações promovidas a partir da escola, pois são competências do cidadão do século 21.